Pedagogia do Espectador
A relevância de pensarmos acerca de uma pedagogia do espectador nos dias que correm também integra os estudos do iNerTE. Seja a partir da perspectiva da formação de espectadores, ou mesmo a partir da ideia de que a arte pode provocar o espectador a conceber outros modos de ver, pensar e sentir o mundo.
O núcleo investiga perspectivas teóricas e práticas que colaborem para se pensar a formação de espectadores, no sentido de criar o gosto pelo teatro, a partir da descoberta e conquista do prazer estético. O que, de fato, não é algo que possa ser ensinado, mas é algo que pode ser sim aprendido. De modo que o interesse por ir ao teatro, por colocar-se como espectador e desfrutar o ato de leitura cênica, não advém somente de um talento natural, mas se constitui fundamentalmente em uma conquista cultural.
Por outro lado, a noção de pedagogia do espectador também pode ser pensada a partir do modo com que a arte teatral, a partir da experiência contemporânea, desafia o espectador a lançar um olhar poético para a vida social, percebendo-a como algo propenso a distintas leituras e concepções. Ou mesmo, quem sabe, o modo como a arte estimula o espectador a pensar o mundo como algo passível de ser transformado.
Os materiais disponibilizados no site - artigos, livros, vídeos etc. -, tanto os produzidos pelos integrantes do grupo, quanto os conteúdos de outros autores aqui sugeridos, talvez possam colaborar com os pesquisadores que, como nós, tenham interesse no tema.