A INVESTIGAÇÃO

A atitude do espectador pode ser compreendida como a de alguém que observa, seleciona, compara, inventa. Conecta o que percebe com tantas outras situações e objetos que notou em outros palcos, em outros espaços, em cenas diversas. Observa a si mesmo enquanto observa a cena diante de si. Coloca-se atento e distraído ao mesmo tempo. Compõe um poema a partir do discurso cênico que lê, a partir do poema que lhe é proposto. Concebe signos construtores de sentido para o que assiste. De modo que a elaboração que faz da cena, a tradução do que lhe é apresentado, pode ser considerada tão artística quanto a cena que assiste. Atua no evento artístico ao criar possibilidades e estratégias de leitura, compreende fatos e narrativas à medida que revê e elabora passagens da própria história.

Dispostos a pesquisar aspectos do efeito provocado pela estética teatral recente e a enfrentar questões como as acima propostas, entre outras tantas, fundamos o iNerTE – Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral, em 2004, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (PPGAC-USP). Desde seu início, o grupo, calcado em investigações práticas e teóricas, busca viabilizar encontros cênicos que se organizam como estudos de recepção e efeito da obra de arte, convidando os participantes a se debruçarem sobre o ato do espectador no evento teatral, estimulando a análise do fazer artístico e as suas possibilidades de interferência na vida social.

A cena que o iNerTE se propõe a descortinar e analisar é aquela que surge do encontro entre espectador e objeto artístico. O grupo investiga o processo criativo do espectador teatral, buscando enunciar, a partir do estudo de teóricos da recepção e de procedimentos artísticos propostos em eventos coletivos, aspectos desse modo de produção. De maneira a tornar reconhecíveis as instâncias dessa construção poética e a evidenciar os elementos que sustentam a noção de uma arte do espectador.

O núcleo desenvolve três linhas investigativas e modos de atuação distintos: os Debates Performativos, os Estudos Cênicos e a Pedagogia do Espectador.

Os Debates Performativos  são desdobramentos poéticos realizados com espectadores que assistiram a um espetáculo teatral. Os Encontros Cênicos constituem-se como estudos de recepção artística propostos a partir de cenas teatrais apresentadas pelo iNerTE. O interesse do núcleo por uma Pedagogia do Espectador, por sua vez, se desenvolve a partir de investigações práticas e teóricas, tanto sob a perspectiva da formação de espectadores teatrais, quanto do modo com que a arte teatral pode intervir na vida social.

Estas três linhas de estudos desenvolvidas pelo grupo podem ser melhor compreendidas a partir dos materiais complementares apresentados no site (textos, fotos e vídeos), correspondentes a cada um destes núcleos investigativos.