Debates Performativos
Os Debates Performativos propostos pelo iNerTE podem ser compreendidos como desdobramentos poéticos do público a partir de um espetáculo teatral. A ideia central é a de evidenciar uma poética do espectador, o ato artístico do espectador realizado de modo coletivo.
Os espectadores que assistiram a um espetáculo são convidados para participar de um debate em que aspectos do acontecimento teatral serão retomados, incentivando os participantes a constituírem leituras cênicas acerca do evento artístico em questão.
O debate se abre como espaço para a efetivação de uma leitura coletiva do espetáculo, abordando pontos cruciais do processo receptivo. A partir do “poema” oferecido pelos artistas teatrais, os espectadores podem conceber outro “poema”, que clara e propositadamente surgirá a partir da escrita cênica primeiramente apresentada, mas que possuirá também marcas visíveis da criação artística dos próprios espectadores. Os poemas surgidos desses encontros cênicos se efetivarão como criações impulsionadas pelos processos receptivos, uma espécie de fala do espectador, uma fala auto-reflexiva e exposta em forma de outra cena, ou mesmo de um debate performativo.
Intentamos, assim, aprofundar os nossos estudos acerca da recepção e efeito da obra de arte e, através de encontros contínuos com grupos teatrais e com espectadores, ampliar o debate e o entendimento acerca da experiência receptora/produtiva promovida por toda proposição artística.